quarta-feira, 20 de abril de 2011

Projetos de Lei em Andamento:

C.FED - Projeto destina material de informática apreendido a escolas públicas

Publicado em 18 de Abril de 2011 às 13h04

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 181/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que torna obrigatória a destinação para as escolas públicas de materiais de informática apreendidos no combate ao contrabando.

De acordo com o autor, são inúmeras as escolas públicas que poderiam melhorar a qualidade de ensino caso pudessem contar com mais computadores e impressoras.

"Trata-se de um bem que, devido ao seu expressivo valor e potencial de utilização como instrumento de ensino, deveria merecer tratamento diferenciado", afirma.

Fonte: Câmara dos Deputados Federais.

C.FED - Projeto institui diretrizes para alimentação saudável em escolas

Publicado em 18 de Abril de 2011 às 13h05

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7901/10, do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), que institui diretrizes para promover a alimentação saudável nas escolas das redes pública e privada, da educação infantil ao ensino médio. A proposta busca transformar em lei o teor da Portaria Interministerial 1.010/06, dos ministérios da Educação e da Saúde.

Segundo o autor do projeto, a promoção de alimentação saudável no ambiente escolar deve ser estabelecida em lei e não só em norma infralegal. "A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a regulamentação da venda e propaganda de alimentos na escola é prioritária para promover a saúde e para promover a criança e o adolescente", afirma.

De acordo com o texto, a promoção da alimentação saudável deverá estimular a produção de hortas escolares para cultivo dos alunos e para uso das hortaliças no cardápio da instituição. O projeto também restringe o comércio e a promoção de alimentos e preparações com altos teores de gordura saturada, gordura trans, açúcar livre e sal.

Promoção da saúde

Outras diretrizes apresentadas pela proposta incluem o incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras, além da valorização da alimentação como estratégia de promoção da saúde. A proposta também incorpora a necessidade de levar em conta hábitos regionais de alimentação nas ações de educação alimentar e nutricional.

Junior utilizou argumentos da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) para justificar o projeto. Segundo a entidade, citada pelo parlamentar, é fundamental que o aluno encontre no ambiente escolar coerência entre o discurso de alimentação saudável e o que é oferecido na escola.

A proposta prevê ações para garantir a alimentação saudável nas escolas como:

- definir estratégias, em conjunto com a comunidade escolar, para favorecer escolhas saudáveis;

- sensibilizar e capacitar os profissionais envolvidos com alimentação na escola para produzir e oferecer alimentos mais saudáveis;

- trabalhar em parceria com as famílias, enfatizando a corresponsabilidade na alimentação saudável das crianças;

- incorporar o tema alimentação saudável no projeto pedagógico da escola.

Fonte: Câmara dos Deputados Federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário